terça-feira, 13 de novembro de 2007

KETULA SAI DO SÃO GONÇALO PARA REINAR NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO


Ketula sai de São Gonçalo para reinar no carnaval do Rio
Afastada do samba desde 2004, ela conquistou título de Rainha do Carnaval. Personal trainer vai rebolar para conciliar trabalho e compromissos com o samba. Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio entre em contato Gustavo Lopes / Riotur
Ketula conquista a coroa com graça e samba no pé (Foto: Gustavo Lopes/Riotur)
Ela desabrochou na avenida aos 3 anos, desfilando na escola Acadêmicos do Cubango, de Niterói, na Região Metropolitana, ao lado do pai, o carnavalesco José Luiz Mello. Vinte anos depois, Ketula Rocha Mello, nascida e criada em São Gonçalo - mas há três anos morando no Bairro de Fátima, no Centro do Rio – foi coroada Rainha do Carnaval 2008. Ela será a nobre representante do samba em blocos, ensaios e desfiles pela cidade. A mulata de 1,70 metro de altura, que exibe medidas generosas – 80 centímetros de busto, 109 centímetros de quadril e 63 centímetros de coxa – vai intensificar a malhação para não perder o rebolado na avenida. Ketula (que significa flor, em iorubá), conta que a disputa pela coroa foi acirrada. “Desde 2004 estou longe do samba. Decidi dar um tempo para concluir meus estudos e concluir a faculdade de Educação Física. Mas agora, a saudade apertou e me inscrevi para o concurso para ser Rainha do Carnaval. Mas não foi fácil. Tenho grande afinidade com o Rio, onde as grandes escolas desfilam. Mesmo a de outros municípios como de Niterói e da Baixada. O Rio é a capital do samba”, contou Ketula.

Musa no passado
Nada mal para a passista que aos 17 anos foi considerada musa do programa “Caldeirão do Hulk”, da TV Globo. Experiência também não faltou para chegar à coroa carioca. De 2001 a 2004, ela foi rainha de bateria da Porto da Pedra. Era uma das raras representantes de comunidade a se apresentar à frente dos ritmistas, posto geralmente ocupado por celebridades. “Mas agora é diferente. Como rainha de bateria só tinha compromisso com a escola. Agora, terei de ir a bailes, blocos, visitar as escolas e participar de todos os desfiles. Vai ser muito mais puxado, tenho uma agenda lotada”, observou Ketula.

Preparo físico
Personal trainer em academias do Rio, de Niterói e de São Gonçalo, e professora de samba nas horas vagas, Ketula acredita que não terá muita dificuldade para aprimorar seu condicionamento físico. Complicado mesmo vai ser conciliar horários de trabalho e de rainha.

"Mas para tudo na vida a gente dá um jeito", disse otimista.

Recém-coroada, Ketula ainda não tem muito idéia de como será seu reinado. Mas já começou a cuidar dos figurinos para as aparições nas quadras das escolas e na avenida. “Sabe como é, né? Quem já foi rainha não pode perder a majestade”, brincou a Rainha do Carnaval, que até fevereiro vai mostrar poderosa sobre um salto plataforma de 15 centímetros.
Saiba mais
» Escolas de samba do Rio querem carnaval com data fixa
» Mônica Veloso gera polêmica no carnaval do Rio
» Mocidade faz festa para mostrar fantasias do carnaval 2008

Nenhum comentário: