terça-feira, 18 de dezembro de 2007

CARNAVAL RIO- FUTEBOL NO SALGUEIRO

A Marquês de Sapucaí vai ter um pouco de Maracanã no Carnaval de 2008. A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro levará para a avenida uma ala em homenagem ao futebol carioca, com foliões fantasiados de torcedores de Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e América.
O enredo do Salgueiro é "O Rio de Janeiro continua sendo...", que fala sobre as belezas da cidade. O carnavalesco Renato Lage, rubro-negro, fez questão de levar a paixão do carioca pelo futebol para o desfile.
No chapéu do rubro-negro, um urubu
- São 25 pessoas com fantasias de cada time, como se fossem torcidas organizadas na ala. Todos vão usar faixas de campeão - diz Renato, que explica também a inclusão do América na ala: - O Mequinha tinha que entrar também, claro, pois já foi campeão. Mas não daria para colocar todos os outros clubes, como Bangu, Madureira...
O carnavalesco pensa ainda na possibilidade de ter um carro alegórico com uma escultura do Maracanã. A idéia está sendo conversada com o governo estadual e há a chance de a bandeirinha Ana Paula Oliveira ser um dos destaques da alegoria.
O Vasco vem representado como almirante
- Ela ia ficar lá em cima, dando impedimento em todo mundo! - brinca o artista, completando: - Seria interessante ter o Maracanã, pois é uma das maravilhas do Rio e um dos pontos turísticos mais famosos do planeta.
Segundo Renato, a procura pelas fantasias dos times carioca é grande. A intenção da escola é de que os torcedores desfilem com as cores do seu clube de coração, evitando que alguns "virem a casaca" e saiam na avenida com roupa de algum rival.
O Fogão conta com um cachorro no chapéu
- É para fanáticos mesmo. Eles vão querer evoluir mais que os dos outros times, o que dará um resultado ótimo - afirma.
Apesar da relação forte entre futebol e carnaval, poucas vezes o esporte foi tema de desfile. Em 1986, a Beija-Flor, com Joãozinho Trinta, cantou "O mundo é uma bola". Mais tarde, os centenários de Flamengo (1995, na Estácio de Sá) e Vasco (1998, na Unidos da Tijuca) foram enredos.
- O futebol está na alma do carioca e anda lado a lado com o samba. Uma coisa tem a ver com a outra - conclui Renato

Nenhum comentário: