sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

CIDADE DO SAMBA- RIO DE JANEIRO

O mais novo atrativo turístico do Rio de Janeiro é a Cidade do Samba, a qual ocupa uma área de 114.000m2, construída pela Prefeitura do Rio, na zona portuária
A escolha da localização da cidade temática tem razão de ser, pois foi lá, espécie de “Solo Sagrado”,onde nasceu o Samba Carioca.
O triângulo formado por Saúde, Santo Cristo e Gamboa concentra grande tradição da cultura popular da Cidade, notadamente de personagens e entidades ligadas ao Carnaval Carioca.
O desenho da Cidade do Samba forma uma figura geométrica, com as fábricas circundando a praça central. Parecem partes de um grupo de mãos dadas, formando uma grande roda. É como se o mundo do samba estivesse abraçando os seus ancestrais que estiveram por aqui nos séculos XVII e XVIII, trazendo a arte da dança e da música africanos,hoje incorporada às tradições culturais brasileiras.
A cidade temática transformará as atividades das Escolas de Samba numa prática permanente. Mais do que um centro de visitação turística, a Cidade do Samba se consolida como um núcleo de produção da genuína arte brasileira.
AS FÁBRICAS DE SAMBABarracões
 Portões de 10m de largura por 7,5m de altura possibilitam a passagem dos carros alegóricos completamente montados.
 No último piso, de 2.700m2 funcionam os ateliês de costura, chapelaria, adereçaria, além das oficinas de isopor e modelagem em fibra de vidro.
 Um elevador de carga atende aos 4 pavimentos.
 O vão de 12m de altura permite que as alegorias sejam montadas em tamanho natural.
 De uma passarela externa o visitante percorrerá todas as fábricas, assistindo a montagem das alegorias através de vidraças e de uma varanda de 8m de altura.
ATIVIDADES CULTURAIS PERMANENTES
A Programação Cultural da Cidade do Samba é variável.

Para mais informações entrar em contato pelos tels.:(21)2213-2503 ou(21)2213-2546http://www.cidadedosambarj.com.br/

Nenhum comentário: